Carteira de Dividendos X Ibovespa: Qual a lógica?
Postado em : 13-10-2009 | Por : Luiz Augusto | Em : Finanças
0
A alguns meses atrás escrevi um artigo para a newsletter da Expomoney mostrando que para viver de dividendos o investidor precisa de paciência e, sobretudo, disciplina. Afinal, para se construir esse tipo de estratégia o volume de dinheiro é considerável e para a maioria das pessoas que ainda tem que construir tal patrimônio há de se ter um bom planejamento para aumentar o bolo – seja através de novos aportes ou com o reinvestimento dos dividendos ganhos.
A matéria completa pode ser lida aqui.
Sempre que uma carteira é lançada temos que encontrar algo para que possamos comparar seu desempenho. Por exemplo, nosso portfólio de small caps é comparada com o índice de small caps da BM&FBovespa, já que compará-la com o Ibovespa não ia nos dizer absolutamente nada.
Quando fomos lançar a carteira de dividendos da Omar Camargo surgiu a inevitável questão: comparar com o que? Sempre via que outras corretoras simplesmente comparavam o rendimento de suas carteiras de dividendos com o Ibovespa e nunca entendi o porquê. Para mim, o investidor que segue uma estratégia de dividendos não quer saber se suas ações se valorizaram 40%, mas sim qual foi o dividendo pago e se a empresa irá conseguir manter os pagamentos no futuro.
Então, escolhemos o CDI para ser o benchmark da nossa carteira de dividendos. Acredito que dessa forma podemos realmente saber se a carteira está cumprindo seus objetivos ou não. Também deixamos completamente de lado a variação das ações, desde o lançamento da carteira nunca calculei o seu retorno mensal baseado no preço dos papéis.
A tabela abaixo faz a comparação entre a rentabilidade da nossa carteira – apenas os dividendos pagos – com o CDI:

Assim, fica claro que a escolha do CDI como comparativo para a rentabilidade da carteira se encaixa melhor nesse tipo de estratégia. E também mostra que a lógica por trás da comparação rendimento de uma carteira de dividendos com o Ibovespa é a mesma usada para comparar maças com bananas, ou seja, nenhuma!



