Carteiras recomendadas
Postado em : 03-02-2010 | Por : Luiz Augusto | Em : Renda Variável
2
Todo início de mês é marcado pelas diversas carteiras recomendadas que chegam aos e-mails dos investidores. Infelizmente, muitas delas são apenas uma desculpa para fazer os clientes operarem mais. O mais divertido é ler a justificativa para as mudanças nos portfolios.
Afinal, se uma carteira de ações for bem feita, não terá muitas mudanças ao longo do tempo.
Em um destes relatórios, a “justificativa” para a retirada da Randon da carteira foi a seguinte (apenas copiei e colei):
Decidimos retirar Randon da carteira recomendada deste mês em função das ações terem se valorizado 2,8% em relação ao Ibovespa. Apesar de acreditarmos nos sólidos fundamentos da empresa e de estar posicionada em um mercado com fortes perspectivas de crescimento para o ano, a apreciação das ações em relação ao índice nos fez retira-la da carteira.
$%#@*&%$#%!!!!! Como alguém justifica a retirada de uma ação pelo seu desempenho em bolsa em 1 mês?? Daí chega no final de fevereiro, os papéis sobem e eles vão querer incluí-la de volta na carteira?
No mesmo relatório, o motivo para a inclusão de Cyrela foi o seguinte:
Decidimos pela inclusão dos papéis de Cyrela na carteira recomendada para fevereiro por acreditarmos que a correção pela qual os mesmos passaram foi excessiva. Como afirmamos em nosso último relatório publicado no início de janeiro, esperávamos uma correção nas ações do setor, com impacto maior sobre as large caps. Porém, os papéis de Cyrela foram dos que mais sofreram. Isso, aliado aos fortes números divulgados na prévia operacional do 4T09 nos faz acreditar que as ações da empresa devam apresentar bom desempenho no curto prazo.
Só porque uma ação caiu muito, não quer dizer que ela vá subir! Além disso, a grande maioria do texto fala sobre a ação da Cyrela e não sobre a empresa! O analista, acima de todos, deveria saber que se investe na empresa e não em suas ações.
Sei que muitas vezes é difícil escrever um texto sobre a carteira e suas mudanças (passo por isso com nossas 3 todos os meses), mas de vez em quando é melhor escrever pouco para não falar besteira. Ou, pelo menos, dizer no começo: Não temos idéia do que estamos fazendo, apenas queremos seu dinheiro.




E’ isso mesmo. Ja’ tenho essa visao ha’ tempos. Essas recomendacoes de corretoras deve-ser ler sim, mas nunca se deixar levar por elas.
O investidor deve elaborar sua propria estrategia e seguir em frente com ela a risca. Fazer avaliacoes periodicas, talvez mensais e ver se esta’ dando resultado positivo e sempre tendo seu melhor amigo, o STOP. Forte abraco.
Prezado Omar Camargo: Tenho um problema um pouco exótico: Comprei há cerca de 4 anos 350 ações de Parmalat, um investimento de quase 20 mil reais. Não recebia informações da empresa mas acreditava que a Laep iria lutar pela recuperação da mesma. No entanto venho de receber um comunicado do Banco Itaú informando que minhas ações foram resgatadas e eu teria a receber o elevado valor de 2,84 reais. Pergunto: se eu não recebí nenhuma convocação para assembléia nem nenhum comunicado prévio ou mesmo uma proposta para negociar minhas ações, é legal o que a Laep está fazendo? E a CVM não defende os investidores? Peço-lhe a gentileza de divulgar meu e-mail para que outros acionistas de Parmalat que foram prejudicados possam contactar-me para que possamos defender nosso interesse conjuntamente. Grato, Samuel Brener. sbrener@globo.com.